sábado, 10 de setembro de 2011

Texto Base

1 – Introdução

O II Encontro Estadual dos Técnicos Agrícolas da Paraíba acontece num período privilegiado da categoria profissional, pois este ano comemoramos os 100 anos de nossa existência. Também realizamos eleição da nova diretoria do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado da Paraíba – SINTAG-PB e caminhamos na reestruturação da Associação Profissional dos Técnicos Agrícola do Estado da Paraíba – APTA-PB.

Infelizmente o Movimento Paraibano dos Técnicos Agrícolas esteve paralisado por mais de 20 anos e muitas das conquistas que a categoria profissional adquiriu em nível nacional ficaram sem reflexo na Paraíba. Nossa participação na Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas – FENATA sinaliza que teremos capacidade de recuperar o “tempo perdido” e dar passos consistentes na reorganização da nossa profissão.

Este Texto Base sintetiza o conjunto de reflexões e aspiração conjuntas da direção do SINTAG-PB e APTA-PB para debate neste Encontro e construção de um Plano Trabalho para execução no próximo período.

2 – Filiação

É preciso avançar na filiação dos Técnicos Agrícolas nos diversos locais de trabalho (EMATER, EMEPA, Defesa Agropecuária, Escolas Agrícolas, autônomos, cooperados, etc...), pois só desta forma teremos maior capilaridade para avançar na consolidação das nossas entidades.

Propostas:

2.1 – Realizar uma campanha de filiação em todas as regiões da Paraíba, priorizando a que temos contato atualmente;

2.2 – Em cada região a direção destacará dois colegas para coordenar o trabalho de filiação nos diferentes locais de trabalho.

2.3 - As fichas de filiação deverão ser enviadas a direção cada bimestre durante a reunião da Executiva.

2. 4 - Desenvolver um panfleto para entregar aos novos sócios contendo informações básicas da entidade, contato, etc.

3 – Finanças

A forma de melhor construir nossa autonomia financeira é a contribuição social realizada pelos sócios de forma livre e democrática mensalmente. Hoje temos apenas como forma de contribuição o débito automático através do convênio FENATA/FEBRABAN que tem sido responsável pela arrecadação.

Outra forma de arrecadação é a contribuição sindical, todavia a maioria das Empresas não tem destinado este tributo ao nosso Movimento e sim aos Sindicatos Majoritários. É preciso junto com a FENATA ingressar em juízo para recuperar todo o montante que é nosso por direito.

Propostas:

3.1 – Intensificar a contribuição social via débito automático dos sócios;

3.2 – Ingressar em juízo contra as Empresas que estão destinando a Contribuição Sindical dos Técnicos Agrícolas para os Sindicatos Majoritários;

3.3 – Conscientizar os Técnicos Agrícolas a pagar no mês de fevereiro a Contribuição Sindical direto no site da FENATA gerando seus boletos.

3.4 – Realizar no começo do ano uma campanha financeira, por exemplo uma rifa, para estruturação material das Entidades.

4 - Formação

Sem teoria não há capacidade dos dirigentes do Movimento terem condições de atuar de forma organizada e disciplinada na luta de classes, logo é necessário que o SINTAG-PB realize no mínimo um Curso de Formação Sindical para os membros da diretoria.

Entre os temas do curso temos como sugestão: Legislação Profissional do Técnico Agrícola, Registro Sindical no Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Direito do Trabalho, História do Movimento Sindical Brasileiro, Introdução à Administração Sindical, Introdução à Negociação Coletiva, História do Movimento Operário Mundial, A burocratização dos Sindicatos – os perigos do exercício do poder pelos trabalhadores, Organização por Local de Trabalho, entre outros.

Propostas:

4.1 – Realizar no primeiro semestre de 2012 o I Curso de Formação Sindical do SINTA-PB num local que ofereça hospedagem e alimentação;

4.2 – O curso terá duração de 16 horas e os temas serão aprovadas pela Executiva do SINTAG-PB.

5Técnicos Agrícolas Empreendedores.

Temos inúmeros colegas sócios da APTA-PB empreendedores que são gestores de revendas agrícolas e veterinárias e necessitam estar atualizados nas últimas tendências do mercado. A Associação tem a tarefa de fomentar o desenvolvimento deste espaço de atuação do Técnico Agrícola e apresentar resultados para os sócios.

Propostas:

5.1 – Realizar em 2012 o I Seminário dos Técnicos Agrícolas Empreendedores da Paraíba com duração de 8 horas;

5.2 – Estabelecer parceira com órgãos como o SEBRAE para realizar as atividades de fomento ao empreendedorismo;

5.3 – Estar atento às manobras do CREA, CRMV, Defesa Agropecuária, e outros órgãos que tentam impor exigências as nossas Revendas.


6 – Ensino Agrícola

Anualmente centenas de jovens agricolinos concluem o Técnico Agrícola nas diversas modalidades (Agropecuária, Aquicultura, Agroindústria, Florestal, entre outros) e sequer conhecem a Legislação Profissional do Técnico Agrícola e a existência do nosso Movimento.

Propostas:

6.1 – Realizar anualmente palestra para os concluintes nas Escolas: Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, em Bananeiras-PB, Colégio Agrícola Assis Chateaubriand, em Lagoa Seca-PB, Instituto Federal de Tecnologia, em Souza-PB e Escola Agrotécnica do Cajueiro, em Catolé do Rocha-PB.

7 – Materiais de divulgação.

O SINTAG-PB e APTA-PB deve confeccionar materiais que deem visibilidade a Profissão como camisetas, adesivos para veículos, calendários, canetas, entre outros materiais.

8 – Funcionamento da direção.

Este ano demos início a dinâmica de reuniões de direção do SINTAG-PB e APTA-PB a cada dois meses e temos conseguido encaminhar bem as decisões.

Reafirmamos a continuação desse calendário de atividades e o caráter democrático onde as reuniões são abertas aos sócios.

Proposta de calendário para 2012:

Fevereiro: Reunião de Direção

Abril: I Curso de Formação Sindical do SINTAG-PB e I Seminário dos Técnicos Agrícolas Empreendedores da paraíba.

Junho: Reunião de Direção e Encontro Nacional em São Luiz-MA.

Agosto: Reunião de Direção

Outubro: III Encontro Estadual dos Técnicos Agrícolas da Paraíba.

Dezembro: Reunião de Direção.

9 – Movimento Nacional

A participação dos Técnicos Agrícolas da Paraíba na FENATA tem sido um grande acerto da categoria profissional.

Precisamos agora avançar na unidade com a classe trabalhadora através de uma Central Sindical; para isto esperamos uma decisão do Movimento Nacional neste sentido.

Propostas

9.1 – Participar anualmente dos Encontros que a FENATA promove;

9.2 – Discutir a nível nacional filiação a uma Central Sindical democrática e que não esteja preso aos partidos políticos;

9.3 – Discutir com outras categorias profissionais a criação de uma Confederação Nacional que esteja a altura das nossas necessidades de classe.

10 – Comunicação

É importante continuar a atualização regular do blog que tem sido acessado diariamente por dezenas de internautas.

Da mesma forma continuaremos publicando mensalmente um boletim enviado para os sócios e outros contatos por e-mail.

Estamos também presentes nas chamadas redes sociais como Orkut, twytter e facebook.

Direção do SINTAG-PB e APTA-PB

Campina Grande, setembro de 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário